sábado, 14 de março de 2009

Caros Leitores do Blog SOBANEBrasil

Estamos implantando em mais uma Fábrica a Estratégia do Prof. Malchaire, Fizemos reuniões nesta semana de 9 a 13, com mai de 300 trabalhadores, com o sindicato, grupos de lideres e CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Nesta empresa Metalmecânica de motores a receptividade com a Estratégia SOBANE foi ótima.
Todos os trabalhadores com muita vontade de participar do ciclo de reuniões do DEPARIS.
Em nosso encontro com o Sindicato para a explicação sobre a estratégia, surgiu uma oportunidade impar de fazermos uma palestra sobre a SOBANE, uma vez que entendemos que o Sindicato também pode contribuir com o uso da estratégia SOBANE, por isto, a SOBANE é uma estratégia participativa, ou seja todos devem participar se o assunto é a saude do trabalhador.
Nestes encontros um dos temas foi o uso de DEPARIS, o seja:

O entendimento aos critérios para uma ferramenta de diagnóstico geral dos riscos

Com base na experiência adquirida nos métodos conhecidos, podemos definir a seguir os critérios de uma ferramenta geral de Diagnóstico dos riscos:

1. Abordar rapidamente o maior número possível de aspectos da situação de trabalho.
2. Não exigir nenhum conhecimento especial em segurança, saúde e ergonomia fisiológica ou cognitiva, baseando-se exclusivamente no conhecimento intimo da situação de trabalho dos operadores.
3. Ser utilizável diretamente pelos próprios operadores e seus responsáveis técnicos, com, se possível, mas não de maneira indispensável, a ajuda de uma pessoa com formação em segurança, ergonomia, etc. Portanto, a metodologia deve ser de fácil compreensão, deve utilizar um vocabulário simples, não tomar muito tempo e não exigir nenhuma medição.
4. Estar orientada para o questionamento da situação de trabalho e na pesquisa de melhorias. Torna-se portanto indispensável evitar escalas de avaliação que tendem a desviar a atenção da pesquisa de soluções para uma determinação estéril de pontuações.
5. Estar orientada não apenas para o desaparecimento dos “problemas” de saúde e segurança mas principalmente na busca de uma situação de trabalho “mais leve, agradável e tecnicamente eficiente”, na busca de um estado de
6. Ter como objetivo a saúde, os meios técnicos, o ser humano e o modo econômico ideal da empresa (Janssens, 2002).
7. Permitir a construção de um plano de ação a curto, médio e longo prazos e de um plano de intervenção posterior eficaz pelos conselheiros em prevenção e proteção (TS) mais especializados
8. Ser concebida para estar inserida na estratégia geral SOBANE constituindo-se o primeiro nível da mesma. A ligação com a estratégia SOBANE é estabelecida entre as conclusões deste primeiro Diagnóstico e os níveis posteriores de intervenção, onde os aspectos que apresentaram problemas serão aprofundados com o objetivo novamente, de se encontrar soluções mais eficazes


Então mais uma boa noticia para aqueles que trabalham na expansão desta estratégia.

Prof. Malchaire que esta nos acompanhando neste blog, Parabéns por orientar nos na introdução desta estratégia no Brasil e também pelas trocas de mail com o intuito da evolução do trabalho.
Acredito que em abril, estaremos ai na Bélgica para trocarmos mais detalhes sobre nosso Instituto SOBANEBrasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário