sábado, 14 de março de 2009

Mais sobre a Estratégia da SOBANE

O risco
O risco nele mesmo é a probabilidade (potencialidade) de um dano de certa gravidade, tendo em conta a exposição a um fator de perigo e a probabilidade de ocorrer este dano durante esta exposição.
· É a probabilidade de morte por queda, tendo em conta o estado da escada e desta ação acontecer 10 vezes por dia a uma altura de 3 metros do solo e o trabalhador permanecer durante 20 minutos nesta altura e nesta tarefa;
· É a probabilidade de uma contaminação manipulando um produto biológico de classe dois durante 2 horas por dia, tendo em conta que o trabalho é realizado em circuito fechado, sob fluxo laminar
· Existem certos métodos que permitem uma quantificação destes riscos. Conhecido na Bélgica por método de Kinney e Wiruth [22].
O risco residual é como o seu nome indica o risco que subexiste quando as medidas de prevenção já foram tomadas.
Tendo em conta estas definições e a fim de evitar qualquer confusão entre interlocutores, certas expressões devem ser evitadas, como “risco perigoso”, “risco ocasional”, “risco potencial” ou ainda “análise dos riscos e os danos”.




A prevenção e a proteção individual


A prevenção é o conjunto das medidas técnicas, psicológicas e organizacionais suscetíveis de reduzir o risco para todos os trabalhadores. Trata-se, portanto de medidas coletivas.
Prevenção primária para designar as medidas que eliminam o risco.
· Prevenção secundária para designar as medidas destinadas a limitar o risco.
A denominação prevenção terciária às vezes é utilizada para designar as medidas corretivas para reparar um dano já ocorrido.
As medidas de prevenção são, por conseguinte essencialmente suscetíveis:
· Eliminar o fator de risco: substituição de um produto químico, abandonar o uso de escada, mudança no processo industrial, etc.
· Limitar a exposição dos trabalhadores: enclausuramento das operações ruidosas, modificações de certos procedimentos de trabalho, etc.
· Ou diminuir a probabilidade de ocorrência de dano durante a exposição: ventilação, enclausurar máquinas ruidosas, melhoria dos instrumentos e ferramentas, etc.
A proteção individual faz referência aos equipamentos individuais levados pelo trabalhador para reduzir a gravidade do dano eventual: sapatos de segurança, óculos, luvas, cintos, protetores auriculares, máscaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário