terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A probabilidade de ocorrência do dano durante a exposição


· O trabalhador sobe escadas 10 vezes por dia (exposição) e risco de morte (gravidade) caindo, mas o acidente depende igualmente do estado da escada, da estabilidade do ponto de apoio, corrimão, etc.;
· Trabalhar com um produto químico suscetível de provocar o câncer (gravidade) durante 2 horas por dia (exposição), mas o fato a ser contaminado depende igualmente da ventilação, do confinamento do produto, etc.;
Intervêm por conseguinte de outros parâmetros da situação de trabalho (a natureza e a confiabilidade dos equipamentos de proteção coletiva, as condições climáticas, a qualidade dos instrumentos…) que determinam a probabilidade de ocorrer este dano durante a exposição.
Esta probabilidade é também uma função de certas características do trabalhador: idade, dimensão, sensibilidade pessoal. Estas características não são fatores de risco neles mesmos já que não podem provocar danos. Contudo, são suscetíveis de agravar o risco quando existem. É por conseguinte, lógico e explícito, chamá-los de cofatores de risco.
O risco
O risco nele mesmo é a probabilidade (potencialidade) de um dano de certa gravidade, tendo em conta a exposição a um fator de perigo e a probabilidade de ocorrer este dano durante esta exposição.
· É a probabilidade de morte por queda, tendo em conta o estado da escada e desta ação acontecer 10 vezes por dia a uma altura de 3 metros do solo e o trabalhador permanecer durante 20 minutos nesta altura e nesta tarefa;
· É a probabilidade de uma contaminação manipulando um produto biológico de classe 2 durante 2 horas por dia, tendo em conta que o trabalho é realizado em circuito fechado, sob fluxo laminar…
Existem certos métodos que permitem uma quantificação destes riscos. Conhecido na Bélgica por método de Kinney e Wiruth [22] .
O risco residual é, como o seu nome indica, o risco que subexiste quando as medidas de prevenção já foram tomadas.
Tendo em conta estas definições e a fim de evitar qualquer confusão entre interlocutores, certas expressões devem ser evitadas, como “risco perigoso”, “risco ocasional”, “risco potencial” ou ainda “análise dos riscos e os danos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário