quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Os fatores de risco

São chamados fatores de risco todos os aspectos da situação de trabalho que têm a propriedade ou a capacidade de causar um dano e de interferir negativamente com a segurança, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Estes fatores podem ser relativos:
· A segurança: as máquinas, as escadas, a eletricidade….
· A saúde fisiológica: o calor, os solventes, os movimentos repetitivos….
· A saúde físico-social: os problemas de relação, conteúdo do trabalho, organização do tempo ou ainda de stress.
Quando um uso rigoroso dos termos impõe-se por conseguinte nas discussões entre conselheiros em prevenção ou peritos e os regulamentos -, os termos de fator de risco deveriam ser utilizados antes que os termos de perigo (que, no espírito de muitas pessoas, refere principalmente aos fatores de risco de segurança: incêndios, acidentes, eletricidade…) e de dano (utilizado antes para os fatores de ambiente como o ruído, a iluminação…).
Seria ilusório querer impôr esta terminologia rigorosa nas empresas. Contudo, os esclarecimentos que os interlocutores subentendem por estes termos é necessários em numerosas ocasiões.
Este significado específico dos termos “fator de risco” é diferente da adotada em medicina, onde, por exemplo, a obesidade é chamada um fator de risco de enfartes. Como se discutir-se-á abaixo, estas características individuais (idade, tipo, pesos, sensibilidade pessoal…) serão chamados cofatores de risco.

2 comentários:

  1. Esta muito Joia o Blog...
    COloca numa coluna ao lado pedindo pro pessoal comentar!!!

    ResponderExcluir
  2. pow vc me ajudou muito com esse explicação de fator de risco

    muito obrigado!!!!!!!!

    ResponderExcluir