sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Conceitos e definições

Bem como estamos vendo, aqueles que estão lendo o Blog da SOBANEBRASIL, a estratégia da SOBANE, foi escrita pelo Prof. Malchaire, esta sendo comentada a cada dia, se houver alguma impaciencia qanto a o final ou o total do trabalho, por favor entre em contato conosco!

Situação de trabalho vs Posto de trabalho
Por “por um posto de trabalho”, entende-se geralmente, de maneira restritiva, ao lugar e as condições (ruído, calor, dimensões, espaços…) nos quais um trabalhador é afetado a uma tarefa estereotipada. Esta noção é ultrapassada pelo fato, que nas novas formas de organização do trabalho, a noção de lugar limitado ocupado dia após dia, tende a desaparecer ao lucro da noção global de postos de trabalho, ou seja “de situação” ou “atividade “ de trabalho, onde os trabalhadores interagem os uns com os outros.
De mais, as denominações “postos de trabalho”, “atividades de trabalho” ou “condições de trabalho” faziam referência essencialmente aos aspectos dimensionais ou de ambiente de trabalho, enquanto que os aspectos organizacionais, as relações entre pessoas, a distribuição das responsabilidades condiciona de maneira bem mais importante ainda o bem-estar dos trabalhadores.
A expressão situação de trabalho faz por conseguinte referência ao mesmo tempo:
· A todos os aspectos físicos, organizacionais, psicológicos, sociais da vida no trabalho que são suscetíveis de ter uma influência sobre a segurança, a saúde e o bem-estar do trabalhador;
· Ao coletivo de trabalho, ou seja, ao conjunto das pessoas (trabalhadores, enquadramento direto….) que dependem uns dos outros, interferem os uns com os outros e formam uma pequena unidade funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário